Plantrix

ilustração 1

O Plantrix é o projeto desenvolvido por vitor barão e lidia ganhito para promover o encontro entre pessoas que se interessam pelas questões ecológicas, políticas e poéticas trazidas pelas plantas.

Utilizando tecnologias de fabricação digital e técnicas faça-você-mesmo, desenvolvemos dispositivos e experimentos para investigar o que a natureza têm a nos dizer, aproximando assim as pessoas do universo das plantas.

Um projeto de | VITOR BARÃO direção visual | LÍDIA GANHITO colaboração | Vinícius fernanDes fotos | gui gomes

Durante o programa de aceleração do Red Bull Basement desenvolvemos um Jardim Digital de hardware e software livre para produção e cultivo de plantas, que permitirá a reprodução do clima de qualquer lugar do mundo para o estudo das respostas dos organismos às situações ambientais.

O maior desafio da comunicação do Plantrix é dar conta de comunicar-se com especialistas e especializados. A partir das mentorias da Residência Hacker no Red Bull Basement, entendemos que grande parte da força do projeto está no encantamento. Assim, criamos uma identidade que baseia-se no mistério e na curiosidade.

O Plantrix é um ambiente de investigaçãoem criatividade bioinspirada.

A convite de Vitor Barão, Lídia Ganhito desenvolveu o conceito e a direção visual do projeto.

Para além da identidade visual, pensamos em conjunto a visualidade dos dispostivos, o tom da comunicação, o site e as ilustrações.

CONHEÇA OS DISPOSITIVOS PLANTRIX

Jardim Digital

Como o ambiente interfere no desenvolvimento de uma planta?

Durante o programa de aceleração do Red Bull Basement desenvolvemos um Jardim Digital para produção e cultivo de plantas, que permite a reprodução do clima de qualquer lugar do mundo, em tempos presentes, passados, futuros ou imaginários, para o estudo das respostas dos organismos às situações ambientais. ‍

Criamos um sistema de hardware e software livre que é acoplado a uma geladeira reaproveitada, hackeando seu funcionamento para criar condições específicas de cultivo com controle de temperatura, umidade, quantidade de luz, fotoperíodo, concentração de nutrientes, pH e ventilação. ‍

Durante a oficina, percorreremos as características técnicas do jardim e construiremos uma versão simplificada com sensores, arduino e programação.

Composição musical com folhas

Que composições musicais folhas são capazes de gerar a partir de suas formas? O desenho formado pelos vasos condutores de seiva em uma folha (nervuras foliares) é uma importante característica para identificação de sua família botânica. Contudo, mesmo dentro da mesma espécie, podem ocorrer variações na disposição das nervuras causadas por condições fisiológicas, ecológicas, genéticas, entre outras, a que a planta está submetida.

Assim, cada folha possui um padrão único, mas, ainda assim, guarda a identidade de sua espécie, gênero e família.Partindo desse princípio, criamos um dispositivo que realiza a leitura do desenho dos vasos na folha e o converte em composições musicais generativas. Os instrumentos digitais são criados a partir da técnica de síntese FM que permite que diversos osciladores sejam interconectados de maneira similar às nervuras de folha, replicando, em forma sonora, seu desenho.