o que fazemos?

Fundado em 2019 por Lídia Ganhito e Luis Mourão, o Estúdio Pavio é um estúdio multidisciplinar que desenvolve sistemas de comunicação visual para projetos nas áreas da arte, cultura e educação. Partimos da nossa experiência com artes visuais e linguagem de programação para desenvolver projetos onde usamos criativamente a tecnologia para criar novas narrativas para o mundo contemporâneo.

 

Fomos responsáveis pelo desenvolvimento dos dois sites-obras compostos pelas criações dos aprendizes de cada turma da edição 2020 do Projeto Espetáculo Fábricas de Cultura Diadema. Devido à situação de pandemia e ao isolamento social que atravessou o processo criativo de sua edição de 2020, o Projeto investigou a criação artística em diálogo com o ambiente virtual. Concebemos então um site-obra para cada linguagem, criando um espaço de interatividade com o público, a fim de promover um espaço virtual disparador de experiências sensoriais, afetivas e participativas na apreciação das obras.

 

Em 2020 fomos também responsáveis pela plataforma digital Janelas CASACOR 2020. Além das imagens dos projetos físicos, é possível acessar virtualmente os ambientes em 3D e os catálogos, compondo uma reflexão sobre a arquitetura e decoração no pós-pandemia. 

 

Temos experiência com desenvolvimento de portfólios de artista, com o da cartunista Laerte, do grupo de dança contemporânea Grupo Vão e também do Manuseio Coreográfico. Também criamos catálogos online de diversas produtoras e distribuidoras de cinema Vitrine Filmes Brasil, Vitrine Filmes España, Tanto Produções, Arica Filmes, Krassivaya Filmes e Plateau Produções.

 

Ainda na área do audiovisual, desenvolvemos a Show me the Fund, uma plataforma com uma curadoria de diversos fundos internacionais que oferecem fundos para produções audiovisuais brasileiras. O site foi desenvolvido para facilitar a busca por estes recursos, oferecendo uma ferramenta de pesquisa avançada e um sistema para que cada usuário salve e organize seus fundos favoritos.

 

No âmbito da literatura, o Estúdio foi responsável pelo reposicionamento digital da Editora Mundaréu, editora criada por ávidos leitores interessados em publicar títulos inéditos ou descontinuados no Brasil. Também desenvolvemos o projeto gráfico e a plataforma digital da Revista USO, uma publicação impressa semestral de literatura e arte independente que circula desde 2019; e também da revista digital Tonel. Criada por artistas visuais, a Tonel é uma revista digital que discute arte e política; o projeto conta com diversos colaboradores e busca, nesta variedade, levantar questões pertinentes às artes evitando o discurso único do lugar-comum.