artes visuais, dança

Escândalo

design gráfico, web design

identidade-visual, portfolio-digital, redes-sociais, projeto-grafico, ilustração

A palavra escândalo quer dizer em sua etimologia “pedra de tropeço, rocha que faz cair, obstáculo, ocasião de queda, o que te faz tropeçar”. Vem do grego “skándalon” que se refere a uma pedra na qual um indivíduo tropeça. Como verbo de origem bíblica hebraica, significa “fazer alguém tropeçar, conduzir alguém para pecar, convencer alguém a fazer qualquer coisa que leve ao pecado.” O projeto Escândalo escava e emerge das ruínas, dos destroços do corpo coletivo. Fala sobre o horizonte.

Este projeto é um acontecimento para assumir o que nos cabe enquanto coletivo, grupo de dança, mulheres cisgêneras brancas e, desse contato íntimo com as ruínas nesses corpos, fazer emergir uma outra perspectiva. Deixar degenerar. Perder as qualidades originais, transformar-se, apodrecer. Ir ao encontro com aquilo que gera vergonha, asco, negação, necessidade de esquecimento, culpa, prazer.

Inicialmente concebemos o projeto para que este acontecesse presencialmente. Foi um desafio recompô-lo de outro modo, um modo que seja possível preservá-lo enquanto um contexto de investigação, difusão e produção em dança na e com a cidade de São Paulo ao mesmo tempo que se garanta com que as pessoas que estão envolvidas direta ou indiretamente no projeto não se exponham aos riscos suscitados pela atual pandemia em que vivemos.

Projeto Escândalo

Grupo Vão

Direção Visual

Lídia Ganhito

Design Gráfico

Lídia Ganhito e Emerson Freire

Webdesign

Luis Mourão e Gianluca Fiorini

Redes Sociais

Drika Melhado