o que fazemos?
Fundado em 2019 por Lídia Ganhito e Luis Mourão, o Estúdio Pavio é um estúdio multidisciplinar que desenvolve sistemas de comunicação visual para projetos nas áreas da arte, cultura e educação. Partimos da nossa experiência com artes visuais e linguagem de programação para desenvolver projetos onde usamos criativamente a tecnologia para criar novas narrativas para o mundo contemporâneo.
Temos ampla experiência com desenvolvimento de portfólios, como da cartunista Laerte Coutinho e do grupo de dança contemporânea Grupo Vão. Também criamos catálogos online de diversas produtoras e distribuidoras de cinema, entre elas a Vitrine Filmes Brasil, Vitrine Filmes España, Krassivaya Filmes e Plateau Produções. Ainda na área do audiovisual, desenvolvemos a Show me the Fund, uma plataforma com uma curadoria de diversos fundos internacionais que oferecem fundos para produções audiovisuais brasileiras. O site foi desenvolvido para facilitar a busca por estes recursos, oferecendo uma ferramenta de pesquisa avançada e um sistema para que cada usuário salve e organize seus fundos favoritos.
Em 2020 fomos responsáveis pela plataforma digital Janelas CASACOR 2020 e 2021, a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Além das imagens dos projetos físicos, é possível acessar virtualmente os ambientes em 3D e os catálogos, compondo uma reflexão sobre a arquitetura e decoração no pós-pandemia.
Outra área em que atuamos é no desenvolvimento de sites-obras, onde o trabalho criativo se intersecciona com a linguagem digital. Os dois primeiros foram desenvolvidos para a edição 2020 do Projeto Espetáculo Fábricas de Cultura Diadema, que investigou a criação artística dos aprendizes em diálogo com o ambiente virtual devido à situação de pandemia e ao isolamento social que atravessou o processo criativo. Concebemos então um site-obra para a linguagem de Dança e outro para Cinema, criando um espaço de interatividade com o público, a fim de promover um espaço virtual disparador de experiências sensoriais, afetivas e participativas na apreciação das obras. Em 2021, desenvolvemos para o Laboratório de Manuseio Coreográfico, uma plataforma digital com suas pesquisas e criações em dança com gifs desenvolvidos a partir do conteúdo conceitual e teórico dos textos do projeto.
No âmbito da literatura, o Estúdio foi responsável pelo reposicionamento digital da Editora Mundaréu, editora especializada em publicar títulos inéditos ou descontinuados no Brasil. Também desenvolvemos o projeto gráfico e a plataforma digital da Revista USO, uma publicação impressa semestral de literatura e arte independente que circula desde 2019; e também da revista digital Tonel, que discute arte e política.